Uma preparação rigorosa para escolha da coleção é muito importante
Competir por preço e não por produto é o meio mais fácil, porém o menos indicado para o sucesso da sua confecção. É preciso investir na qualidade e no desenvolvimento do produto para conquistar a clientela e criar uma imagem positiva para sua marca.
Para que isso aconteça em uma confecção, é preciso estar atualizado sobre a moda do seu segmento. O responsável pela preparação das coleções deve buscar informações em revistas e feiras especializadas, e estar sempre atento a todos os referenciais da moda, para saber identificar o que terá de maior demanda.
E não se esqueça do PCP para que você tenha noção dos investimentos necessários e sobre como proceder quanto à determinação do preço real de seus produtos.
PCP para Confecção
O que nos leva a buscar um Planejamento Controle de Produção (PCP), são problemas como custos altos, ausência de planejamento e resultados incoerentes. Se o custo tiver aparentemente incontingente, provavelmente estaremos utilizando os recursos como matéria prima, recursos operacionais, colaboradores de uma maneira não muito ineficiente. Podemos estar consumindo mais do que precisa para desenvolver determinada atividade ou as vezes a hora máquina consumida pode estar maior do que deve ser.
O PCP veio para resolver isso, a proposta é desenvolver a programação, a coordenação das atividades, a sincronia de atividades perante o objetivo, a um tempo de execução das tarefas e o controle das tarefas no sentido de controlar o inicio, termino, quantitativo sinalizados afim de encontrarmos indicadores mais apurados, tomadas de decisões mais coerentes e com mais chance de sucesso.