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Kanban

Implantação de Kanban para controle de produção e gestão a vista.

1. Justificativa

A necessidade de encontrar um sistema que possibilite os controles de estoque na cadeia produtiva e ajude a eliminar os desperdícios nos processos. Garantir desta forma o atendimento das demandas com eficiência, reduzindo custos e aumentando o nível do serviço.


2. Objetivo

Implantar o sistema kanban em uma linha de produção, atuando na redução de desperdícios e na garantia de atendimento da demanda.


3. Apresentação

O sistema kanban surgiu no Japão, sendo uma das ferramentas do Sistema Toyota de Produção.


As diretrizes do Kanban são:

1 – O processo subsequente deve retirar, no processo precedente, os produtos necessários nas quantidades necessárias e no ponto necessário em tempo.

2 – O processo precedente deve produzir seus produtos nas quantidades requisitadas pelo processo subsequente.

3 – Produtos com defeito não devem ser enviados ao processo subsequente.

4 – O número de kanbans (cartões) deve ser minimizado.

5 – Kanban é utilizado para adaptar pequenas flutuações na demanda.

Um grande diferencial deste sistema são os controles visuais que permitem o acompanhamento constante da atividades. Abaixo temos um exemplo de quadro de kanban com controle de prioridades.

4. Aplicação

  • Escolha da linha de produção e do produto.
  • Estudo da demanda e da capacidade produtiva.
  • Definição do quadro de kanban para os processos
  • Cálculo de número de cartões
  • Elaboração do cartão
  • Confecção dos materiais (quadro e cartões)
  • Adequação da linha de produção
  • Implementação da atividades do kanban
  • Acompanhamento


5. Metodologia

Toda assessoria é desenvolvida em loco. O projeto será executado e “n” horas num horizonte de 02 meses.

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