5S

Mudando A Cultura Organizacional de Sua Indústria


1. Justificativa

A escolha do “Programa 5’S” está relacionada com a facilidade de compreensão dos propósitos a serem alcançados. Por se tratar de um programa simples, o 5’S pode ajudar a atingir resultados bastante satisfatórios capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades rotineiras e as atitudes.


2. Apresentação

O programa de qualidade 5’S baseia-se em 5 etapas (sensos) que devem ser aplicadas com uma programação.

Senso de utilização - tem a finalidade de facilitar o transporte de materiais organizar o arranjo físico e facilitar o manuseio das ferramentas.

Senso de Ordenação - é definir locais apropriados para cada material facilitando seu uso e localização: popularmente significa “cada coisa no seu devido lugar”.

Senso de Limpeza - é eliminar sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.

Senso de Asseio - significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.

Senso de Autodisciplina - é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais.


3. Objetivo

Criar condições de manter o ambiente de trabalho saudável e organizado de forma a viabilizar o aperfeiçoamento das instalações e principalmente nas relações entre as pessoas envolvidas no processo.


4. Aplicação

  • Criação do Comitê 5’S designado a viabilizar e dar suporte na implantação das mudanças.
  • Orientação dos membros do Comitê por meio de treinamento sobre Liderança e desenvolvimento pessoal
  • Elaboração do Cronograma tanto de ações quanto de reuniões
  • Divisão dos colaboradores em “n” (“n”) equipes, que participarão paralelamente dos treinamentos.


5. Metodologia

Reuniões utilizando vídeos, dinâmicas e palestras. As datas das reuniões serão previamente definidas no cronograma e levadas ao conhecimento de toda a equipe.

Toda assessoria é desenvolvida em loco, com no mínimo duas visitas semanais de 4h.

Cada etapa (Senso) será realizado em “n” horas, sendo “n” horas de treinamento, “n” horas de aplicação das vistorias e “n” de acompanhamento da execução.

Logo o projeto completo possui 120 horas de trabalho.

© 2018 - Resute | Assessoria e Tecnologia - Todos os direitos reservados